Ar Condicionado Made in Brasil

10:45 Posted In , , Edit This 0 Comments »
Que tal Construir um ar condicionado super barato ai, na sua casa!

Olá Amigos, sei que andei sumido devido a um resfriado que acabou evoluindo para uma pineumonia e depois para um desanimo só. Mas voltei! Na verdade já tinha voltado a a atividade a alguns mesês, mas preferi ficar um pouco afastado aqui do blog, justamente para poder cuidar melhor da minha saúde. Neste meio tempo acabei explorando um outro lado meu, até então pouco explorado. O de blogueiro. Passei a escrever para vários blogs, e depois de um tempo pensei: “Por que não escrever no meu. Afinal ele é um blog pessoal, não é só de trabalho, e pensando assim, aqui estou eu de volta. Postando mais um artigo,escrito por mim, para o deleite daqueles que curtem o que eu escrevo. Um abraço para todos e espero que gostem do que vão ler.
Hoje vou falar sobre uma necessidade de qualquer pessoa assim como eu, que more em cidades assim como a minha, cidades super quentes.
Hoje vamos falar sobre “Ar condicionado. Caseiro! “
Como está a temperatura ai em seu estado, acredito que muito quente, 35, 40, 45 graus. É o verão! Que chegou com um calor de “matar cachorrinho novo”, como diria minha vó. E eu vou te falar, se bobiar mata mesmo. Eu moro em uma cidade extremamente quente, e viver aqui sem ar condicionado é impossível no verão, e graças a Deus eu tenho o meu, mas, e quem não pode comprar um ar condicionado, ou mesmo quem não deseja pagar a altas contas de luz, geradas pelo uso continuo do ar condicionado (e eu posso garantir que não importa a marca, ar condicionado GASTA ENERGIA).
Pois bem pesquisando na internet encontrei o famigerado guia de como montar um ar condicionado caseiro super econômico. Famigerado, porque não é de hoje que se fala neste esquema de se transformar um circulador de ar em ar condicionado, e não são poucas as pessoas que afirma terem feito o tal ar condicionado e estão amando o resultado obtido.
E estou trazendo agora, para que você também possa montar o seu. confesso que pela facilidade e pelos elogios que ouvi e li ,me deu até vontade de montar um pra testar, mas eu ainda não fiz, mais encontrei diversos relatos de pessoas que montaram o seu e estão amando o resultado. Espero que você, que está ai agora, se matando aos poucos com aquele ventilador que só faz ventar ar quente, aquele que mais parece um exaustor de churrascaria, que pucha o ar da churrasqueira e joga em você, espero que você sai desta estufa e tome a decisão de montar o seu ar condicionado o mais rápido possível. Pois vamos e conviemos, vale mais um ar condicionado caseiro que vente pelo menos um ar fresco, do que este seu ventilador velho que mais parece um secador de cabelos gigante ventando aquele ar quente na sua cara.
"Realmente funciona. Ano passado encontrei um artigo no Instructables, mas só agora tive tempo pra fazer.É um tutorial simples de como construir um ar condicionado usando um ventilador, tubos de cobre, mangueira de nível de PVC (de pedreiro) e água gelada. O princípio de funcionamento de um trocador de calor é simples, é o mesmo princípio utilizado pelos aparelhos comerciais, e é nele que se baseia o projeto.Você vai precisar de um tubo de cobre de 1/8, 1/4 ou 3/8 de diâmetro, fácil de encontrar em casas de material para construção. No meu projeto 7 metros foram suficientes. Enrole o tubo em espiral na parte de trás do ventilador, prendendo com arame, fita isolante, zip ties, ou o que você achar melhor.A mangueira, de mesmo diâmetro, deve ser cortada em dois pedaços: um pedaço será encaixado numa das pontas do tubo de cobre para escoar a água aquecida (a ponta da mangueira deve ficar abaixo do balde). O outro será encaixado na outra ponta do tubo e colocado dentro de um balde com água gelada. A água flui naturalmente do balde para a outra ponta da mangueira pelo princípio do termosifão. Vale lembrar que o ventilador não pode ficar muito acima do balde, e nem abaixo. Se não funcionar, use aquelas bombinhas de aquário.Dicas:1- Acrescente sal para abaixar o ponto de congelamento da água. Assim a água passa a congelar entre -4ºC e -2ºC, e o aparelho funcionará por mais tempo.2- Se quiser vento mais frio, faça uma mistura de água e álcool isopropil (meio-a-meio). O ponto de congelamento cai para algo próximo de -20ºC.3- Use um radiador de carro no lugar dos tubos de cobre para melhorar a eficiência.4- Para iniciar o processo de troca, o tubo deve estar inteiramente preenchido com água.Não consome megawatts de energia, não faz aquele barulhaço e nem causa problemas respiratórios por causa de ar seco ou filtro sujo. Testado e aprovado. Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato.
E veja que moleza tem até um vídeo mostrando passo a passo. E com um fundo musical muito 10 – Confere ai!

http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=fvwp&v=zR9CA8lJGvs

E ainda tem um vídeo-depoimento.
Só de ver o negócio funcionando já da vontade de construir um.
http://www.youtube.com/watch?v=rKhOHrKzvnk&feature=related




0 comentários: